Este é um conteúdo da série Otimizando o funil de vendas on-line. Veja outros conteúdos relacionados ao final do post!
Conseguir que clientes entrassem espontaneamente no showroom foi a prioridade número um das concessionárias por muito tempo. Mas agora, com 93% dos consumidores brasileiros pesquisando on-line antes de comprar carros, essa batalha mudou um pouco. Levar o cliente à concessionária ainda é o principal desafio, mas a primeira porta pela qual ele deve entrar é a do showroom virtual. Por isso, Ter uma estratégia para gerar tráfego para o site da concessionária é a forma mais inteligente de fazer com que isso aconteça.
Afinal, é o tráfego de visitantes que, se bem trabalhado, se transformará em lead qualificado e, posteriormente, em novas oportunidades de venda.
Aliás, o tráfego é justamente o momento de maior captação do funil de vendas on-line da concessionária. Se você consegue atrair visitantes que realmente estão envolvidos com o processo de compra de carros, é mais simples transformá-lo em lead.
Mas de onde vêm esses acessos? Existem 5 origens de tráfego:
- Orgânico: gerado quando as pessoas encontram seu site através dos buscadores, como Google e Bing.
- Social: tráfego gerado através das mídias sociais (Facebook, Instagram…)
- Referência: gerado quando alguém acessa o seu site vindo de sites de terceiros (como imprensa, por exemplo)
- Direto: gerado quando o usuário digita o endereço do site diretamente no navegador
- Pago: gerado por anúncios on-line.
Se você investe em Google ADS ou Facebook ADS, sabe que estas são as formas mais simples de colocar a sua concessionária na frente das pessoas durante uma busca na internet.
Mas mídia paga não funciona sozinha. As outras origens de tráfego, se estimulados, custam menos e ajudam a consolidar sua reputação online.
Além disso, sem uma estratégia digital bem definida, nada garante que seus anúncios vão chegar para quem realmente está buscando veículos. Ou que vão chegar no momento certo.