Pense comigo: quantas vezes, neste ano, você buscou no Google sobre a reputação online de uma empresa?

E quantas vezes os resultados foram decisivos para você escolher comprar ou não?

Agora, vamos nos aproximar do setor automotivo. Quantas vezes você já viu comentários desse tipo em páginas de concessionárias nas redes sociais?


 

 

Na Era Digital, qualquer empresa que possua o mínimo de presença na internet pode receber avaliações como essa. O que não é exatamente o problema!

A questão é que muitas concessionárias e fabricantes não fazem o gerenciamento dessa reputação online. O que vai atingir suas vendas é não saber (ou fingir que não sabe) o que estão dizendo sobre sua marca na internet.

Por que? Porque esse boca a boca digital é o que define, hoje, as escolhas do novo comprador de carros quando ele está no final da jornada de compra.

De acordo com este estudo do Google, os dois últimos micromomentos que antecedem a compra de um veículo na internet envolvem a escolha e a comparação da concessionária com concorrentes.

É neste momento que o consumidor vai visitar o showroom virtual com mais atenção, dar uma olhada nas ofertas divulgadas nas redes sociais e até tentar uma primeira comunicação via chat com a concessionária.

Além disso, outro estudo aericano recente trouxe dados ainda mais importantes:

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59% dos compradores de automóveis escolhem uma concessionária com base na reputação online

9% dos compradores de automóveis escolhem uma concessionária com base na reputação online

Portanto, é a reputação online que vai indicar se a sua concessionária realmente oferece a melhor experiência e é a melhor escolha para o cliente. 

 

Como avaliar a reputação da minha concessionária na internet?

Gerenciar a reputação online da sua concessionária significa entender o impacto que a presença na internet traz para o seu negócio. Para isso, não basta só ter anúncios de preços baixos e ótimo atendimento. Isso não adianta se os clientes não souberem disso.

Que tipos de comentários e feedbacks sobre sua concessionária aparecem em uma primeira busca na internet? As pessoas estão felizes ou desapontadas? Nenhuma grande campanha digital, seja ela em que plataforma for, resistirá se você não trabalhar de forma intensa o gerenciamento dessa reputação.

O primeiro passo para fazer uma gestão eficiente da reputação é ficar de olho nos principais canais de avaliação online. Continue lendo este post para entender como funcionam esses canais!

1. Redes sociais

Mesmo que sua concessionária não possua perfis em redes sociais (o que é quase impossível), ela já pode ter uma reputação. Algumas redes, como o Facebook, criam páginas para uma localização a partir de marcações feitas por seus usuários.

Portanto, é preciso não apenas ficar de olho nos comentários, avaliação e marcações da sua fanpage oficial ou perfil do Instagram. Você precisa analisar hashtags, localizações e comentários feitos por usuários que não marcaram sua página oficial.

 Neste caso, a concessionária não possuía uma fanpage oficial. O único perfil foi criado a partir das informações de usuários.

 

Também é preciso ficar de olho no surgimento de perfis falsos ou perfis criados por funcionários, pois essa duplicidade de informações confunde o usuário.

Fique de olho, também, nas respostas às perguntas feitas nas páginas, pois elas também são indicadores de qualidade no atendimento. Tente responder o mais rápido possível e conquistar este selo do Facebook:


2. Sites de avaliação

Outro espaço que ganha muita relevância nas pesquisas são os sites de avaliação de serviços na internet, como o ReclameAqui. Talvez esta seja a plataforma mais conhecida, e também a que permite melhor a interação da marca com os consumidores.